Hoje estou verdadeiramente contente! Os meus primeiros dias aqui não foram tão faceis como esperava, mas depois de 3 semanas e de muita paciência começo a sentir que as coisas melhoram a todos os niveis! Passado o tempo necesário de adaptação (o perguntar onde está tudo, como funcionam as máquinas, quem é quem, etc) já me sinto adaptada a este trabalho e com uma vontade renovada de aprender! As pessoas também já se acostumaram a ver-me saltitar por aquí e começam a integrar-me nesta equipa de loucos. É caso para dizer que ainda não venci a guerra, mas esta primeira batalha está ganha!
Hoje foi o último dia do japonés que estava também a fazer um estágio na pastelaria, o Masato é um personagem: não falava, faziam ruídos estranhos quando comia e sobretudo o que me deixava mais intrigada era o seu avental de trabalho, preto, curto e... de couro! Aqui fica registada a despedida que a equipa da pastelaria lhe fez. Estes são os meus novos colegas de trabalho (da esquerda para a direita): Franco, o pasteleiro napolitano que tem 21 anitos; Paolo, o pasteleiro chefe da pastelaria; Masato, o japonês estranho e Ascanho, o pasteleiro do restaurante. O mais engraçado é que depois de ter tirado a foto o gorro do Masato começou mesmo a arder, mas claro como me ria tanto não consegui nem pegar na máquina!
E depois de umas tartes, uns biscoitos, uns croisants e uma empreitada de gresinos ainda me convocaram para ajudar os moços da cozinha a limpar oregões selvagens. Aqui é assim, quando acada o serviço dos almoços e há coisas para fazer todos ajudam. Parece-me bem, além disso sempre é uma oportunidade para aprender os palavrões italianos que eles tão gentilmente fazem questão de me ensinar.
E quando cheguei a casa, para não variar lá tinha a máquina de lavar roupa no meio da casa de banho. Eu sinceramente penso que a máquina se quer escapar porque nós lhe damos muito trabalho, por isso sempre que nos apanha fora de casa tenta sair...
Depois do jantar (masa, espantem-se!) fui com os outros pasteleriros ao bar da pastelaria para uma despedida em condições do japonês, desta vez sem gorros queimados!
Os meus links