Panettones, galupos, focaccias e pandoros são os doces preferidos dos italianos nesta época. Têm todos a mesma base: uma massa que demora 3 dias para estar pronta e que é feita com fermento natural. Depois uns levam frutos cristalizados, outros não levam nada na massa, mas têm uma cobertura que pode ter vários sabores, etc, o importante é que sejam bons e que estejam obrigatoriamente nas mesas italianas por altura do Natal.
Aqui na pastelaria agora fazem-se fornadas e mais fornadas por dia para dar vazão às imensas encomendas dos clientes gulosos. Eu como continuo no restaurante não posso fazer parte do processo a 100%, mas sempre que posso vou dar uma espreitadela. É que estes doces só se vêem mesmo aqui e tenho de aproveitar todas as oportunidades para aprender como se fazem estas coisas que são únicas.
Uma coisa que acho engraçada é como imediatamente depois de saírem do forno, temos de lhes dar a volta para não baixaram. É muito giro, há uns paus enormes com uns espetos onde se vão colocando os panettones e depois são precisas duas pessoas para lhes dar a volta. Têm que se deixar assim até arrefecerem, porque como a massa é muito pesada poderia afundar-se e assim mantêm a forma. E depois é só comer, hummmmmmmm! E acompanhado de um cappuccino são ainda melhores!
Ahí está o chef do restaurante a partir um gigante com 5 kg para nós provarmos.
Os meus links